(11) 2856.5777 ou (11) 4682.1382 / 99934.2903
Canoar | Turismo de Aventura

NOVIDADES

DESTAQUES E NOTÍCIAS DA CANOAR

23 de março de 2016

Projeto de monitoramento das águas do Rio Juquiá

12/03/2014

Projeto de Monitoramento das Águas do rio Juquiá

No mês da Água a Canoar aderiu ao Projeto de Monitoramento Participativo das Águas - Observando os Rios da Fundação SOS Mata Atlântica.

No último sábado 08 de março a equipe da Canoar foi capacitada por Cesar Pegoraro da Fundação SOS Mata Atlântica para realizar o monitoramento do rio Juquiá mensalmente.

O Projeto Observando os Rios tem como objetivo intensificar a relação dos os cidadãos com os rios da sua região, cada grupo organizado "adota" um rio e passa monitorar a sua qualidade mensalmente. A partir dos resultados obtidos passasse a interpretar os fenômenos associados ao rio, sendo, saneamento básico, conservação das margens, ocupações do entorno, projetos de drenagem, enfim, tudo o que acontece na bacia hidrográfica deste rio pode ser reconhecido nas suas águas.

Além do monitoramento fazem parte do projeto a realização de ações de apropriação e recuperação dos corpo d\'água.  Atualmente são 166 locais de monitoramento de água.

As ações humanas, infelizmente, tem causado danos à manutenção da qualidade e da quantidade de água. Temos sofrido os efeitos perversos deste descaso. Se somos 70% e dependemos dela todos os dias para continuar vivos, temos que nos mobilizar pelo nosso maior tesouro! Água é Vida!