(11) 2856.5777 ou (11) 4682.1382 / 99934.2903
Canoar | Turismo de Aventura

NOVIDADES

DESTAQUES E NOTÍCIAS DA CANOAR

22 de março de 2016

José Pupo, sócio diretor da Canoar, participou do ARWC com a equipe Enigma Selva Aventura

16/12/2013

AR World Championship 2013 Costa Rica

 

Confira  o depoimento de José Pupo sobre a emocionante participação da Equipe Enigma Selva Aventura na prova.

Foi muito dura e compensadora a participação no ARWC 2013, na Costa Rica, com os amigos da Equipe Enigma Selva Aventura, Diogo, Marília e Ricardo.

Após dois meses de preparo com ótimos treinos em equipe, partimos muito animados para a Costa Rica. Sempre acho que a preparação é a melhor parte, e tivemos treinos sensacionais!

A prova começou com uma etapa da MTB que incluiu uma subida de serra com 500m de ascensão em trilhas de barro, difíceis até para serem completadas em trekking, imagina com uma bike nas costas!

Infelizmente ainda nesta etapa, quase no final, um tombo ocasionou a fratura do tornozelo do Ricardo, nosso querido amigo e companheiro. Um dos caras mais bacanas que conheci na vida, além de super companheiro, focado e forte. Sempre disposto a ajudar a todos! O Ri foi guerreiro, e ainda seguir por 4 dias na prova. Todos queríamos acreditar que era uma torção simples, mas realmente a fratura foi constatada, e até por cirurgia nosso amigo já passou...

Na primeira canoagem tivemos uma surpresa, ao constatar que a baixa maré impossibilitava chegar a um dos PCs. Fizemos de tudo, mas acabou mesmo que só com a maré cheia é que pudemos prosseguir. Após a conquista deste PC a equipe mostrou sua força na canoagem, e ultrapassamos 20 equipes até o final da etapa.

Conseguimos sobreviver a uma etapa de quase 40 km de trekking, que incluiu carregar os ducks por 10km. Ricardo foi mesmo um herói!

Seguiu-se a mais bacana e desafiadora etapa de canoagem que já participei em Corridas de Aventura! Um quebra-cabeça de mangue onde a maré influenciava o tempo todo. O maior jogo de estratégia e inteligência! Foi muito legal! Fomos muito bem na primeira parte, mas uma parada frustrada para dormir complicou tudo, pois fomos traídos pela cabeça e acabamos perdidos! Perdemos o timing da maré e pagamos caro por isto.

Seguiu-se uma etapa de mais de 100km de MTB. A organização falava em 2.000m de ascensão, mas com certeza estava mais do que equivocada! Foram facilmente mais de 4.000 metros de ascensão em intermináveis serras!

Seguiu-se o desafiador trekking de montanha, com 90 km de percurso sendo uma grande parte acima dos 3.000m. Nesta fase segui com a equipe Paraguaia, e acabamos levando muito tempo, apos parar para dormir 8 horas por noite, durante 2 noites! Foi impossível então passar pelo corte, e nossa prova terminou ali.

Sou muito grato aos parceiros da Enigma Selva, grande companheiros de jornada, que me oportunizaram participar desta prova! Também agradeço a todos da Canoar que seguraram as pontas na empresa e também aos meus amigos e familiares que me apoiaram muito, destacando-se minha querida esposa Dri e meus filhos Luli e Zé Pedro!

José Pupo